...

Foi realizado dia 04 de junho de 2016, em Goiânia, o curso de imersão de 10h/a de eletrocardiografia na medicina de urgência e emergência, EMURGEM, da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência – ABRAMURGEM.

O curso ofereceu subsídios teóricos e práticos para análise segura do eletrocardiograma nas situações de urgência e emergência. Revisou fundamentos de anatomia e eletrofisiologia cardíacas. Interpretou os achados de um traçado eletrocardiográfico normal. Demonstrou de maneira sistematizada como melhor analisar o traçado eletrocardiográfico nas arritmias. Discutiu aspectos relevantes das alterações eletrocardiográficas observadas nas síndromes coronarianas agudas, na parada cardiorrespiratória e nas situações ditas especiais, como: distúrbios eletrolíticos, pericardites, afecções pulmonares e marcapasso. Foram interpretados com propriedade o traçado eletrocardiográfico dinâmico (cardioscopia), e discutido a melhor opção de abordagem para os alunos nas alterações eletrocardiográficas observadas.

O curso foi ministrado pelo seu criador e especialista, membro da ABRAMURGEM, Dr. Roberto de Morais Junior. Médico de currículo ímpar, que partilhou parte de sua expertise, mais de 29 anos de atuação, capacitando e aperfeiçoando médicos na área.

Como descreveu um dos alunos: "Sem comentários. Acabo de chegar em Goianésia. A melhor aula que já tive de ECG. Muito obrigado pelo aprendizado que tive hoje".